-
Arquitetos: BILBAO | LOPEZ
- Área: 23 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Luis Barandiaran
-
Fabricantes: ACINDAR, Anacleto, CR Construcciones, FRIOSTAR, IMRA S.A., Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este módulo habitacional, que demos o nome de "Refúgio", foi um pedido especial de um cliente, proprietário de um terreno localizado em uma área rural próxima à cidade de La Plata, Argentina, que desejava ter um espaço coberto, onde pudesse não só se abrigar do clima úmido dos pampas, mas também desfrutar do ambiente natural que o cercava.
Por esta razão, as condições propostas eram poder contar com um espaço flexível (com o conforto e design de uma habitação contemporânea com todas as suas exigências), que poderia ser utilizado tanto como local de trabalho nos dias de semana, como para lazer e recreação para toda a família no final de semana. Abundantes espaços de depósito e uma cama dobrável seriam os protagonistas do espaço interior e dariam a flexibilidade desejada num local de dimensões reduzidas. Em relação ao entorno, o volume foi orientado de forma que pudesse receber a maior quantidade de sol ao longo do dia e as vistas foram maximizadas: uma grande janela permite observar um pequeno espelho d'água que se forma quando chove e em outra direção, outra grande abertura envidraçada nos conecta diretamente com árvores frutíferas plantadas especialmente para a ocasião. No entanto, não poderíamos deixar de lado a ideia de mimetizar o objeto em questão e tentar não romper com a calma do local, por isso, essa técnica construtiva e sua materialidade.
Para tal, foi escolhido um sistema pré-fabricado que nos permitiu montar toda a estrutura metálica autoportante e a instalação do revestimento na oficina, onde não dependíamos das intempéries para a sua execução e das dificuldades de acesso ao terreno em dias chuvosos. Concluída esta etapa, o módulo seria içado, transportado e colocado em seu local definitivo. Este tipo de sistema não só agilizou todo o processo de construção, como também nos permitiu uma grande flexibilidade e opções de acabamentos. No exterior optamos por painéis metálicos pretos que atendiam aos requisitos de conforto térmico, já no interior, os painéis de madeira foram responsáveis por conferir o aconchego e a harmonia que eram desejados.